segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Advento - Segunda Semana de Reflexão



Olá amigos!!!

Estamos entrando na segunda semana do advento,  a segunda vela se ascende e a reflexão interior esta semana é sobre a consagração,  extraí da internet algumas informações sobre este tempo de preparação, transformação e reflexão e resumi abaixo :

O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
O tempo do Advento é tempo de esperança, é tempo propício à conversão. No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza, não a econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. As figuras que representam o advento são:
Isaías, o  profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança.
João Batista, o último dos profetas e segundo o próprio Jesus, "mais que um profeta", "o maior entre os que nasceram de mulher", o mensageiro que veio diante d'Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (Lc 7, 26 - 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s). João Batista é o modelo dos que são consagrados a Deus.
Marianão há Não há melhor maneira de se viver o Advento que unindo-se a Maria como mãe, grávida de Jesus, esperando o seu nascimento. Assim como Deus precisou do sim de Maria, hoje, Ele também precisa do nosso sim para poder nascer e se manifestar no mundo; assim como Maria se "preparou" para o nascimento de Jesus, a começar pele renúncia e mudança de seus planos pessoais para sua vida inteira, nós precisamos nos preparar para vivenciar o Seu nascimento em nós mesmos e no mundo, também numa disposição de "Faça-se em mim segundo a sua Palavra" (Lc 1, 38), permitindo uma conversão do nosso modo de pensar, da nossa mentalidade, do nosso modo de viver, agir etc.
José, esposo de Maria, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Ao ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi". José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus. Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Advento / http://www.comshalom.org/formacao/liturgia/o_tempo_advento.htm




Inspirada neste momento de reflexão interior, garimpei algumas imagens criativas e lindas para celebrar o Advento!


fonte:Better Homes and Gardens

http://vitaverandan-anna.blogspot.com/2011/12/har-precis-sett-ett-avsnitt-pa.html
shabbychicandvintage.blogspot.com


fonte: designparausar.com

http://www.grahamandgreen.co.uk/


fonte: Karnashus.blogspot.com

2 comentários:

  1. Hello,

    very nice pictures :))) and so good ideas ;o)
    I like your blog and the "flowers" from the last post are really great.

    Greetings from Germany
    Nicole

    ResponderExcluir
  2. Thank you so much for your comment. I am glad about it.
    These inspiration are really nice.
    Have a nice day.
    Regards,
    Lucia

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, fico feliz com a sua visita! Volte sempre, pois sempre é um prazer recebê-lo!